quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Notas para um possível Currículo de Boteco (Parte IV)

Ele abriu os olhos. Alguém o cutucava no ombro. A primeira coisa que enxergou de maneira embaralhada não foi o baralho, mas o relógio apontando as horas: 3h00min. Virou vagarosamente a cabeça, já que estava pesada e latejando de dor e viu o rosto do quase tão feio quanto o cara que era mais feio do que ele. O dono do bar. Olhou ao redor, mais ninguém além dos dois e da sujeira que se acumulava por gerações ali. A TV ainda estava ligada, agora passava um filme antigo. “Por que a TV é muitas vezes muito melhor na madrugada, quando quase ninguém está assistindo”, pensou com dificuldade. Era hora de ir embora.

Gostou daquilo que pensou enquanto estava adormecido pela bebedeira e pela derrota. “Com certeza”, disse a sim mesmo, “na academia não iriam aceitar muito bem estas idéias, já que não fui capaz de sintetizar a proposta e teorizar mais sobre ela”. “Apesar”, continuou, “de em vários momentos evocar a necessidade científica de tal currículo, não consegui chegar a uma proposta de tal magnitude”. “Na realidade é só um emaranhado de idéias de um velho professor que está muito bêbado e que passa a maior parte do tempo gastando a deterioração que chamamos de vida no bar”. Talvez ele pense mais sobre isto amanhã, sintetize melhor estas questões que só se abrem, num se abarcam em um circulo perfeito que pode ser nomeado.

Talvez não. Talvez esqueça isso e continue levando o boteco na brincadeira e continue a lecionar com seriedade. Afinal, esta proposta não tem nada de pretensiosa, não vai criar sujeitos universais e críticos que irão, em um eterno futuro, derrubar os atuais governantes e criar um mundo ao estilo do jardim do éden. E muito menos, como já imaginou antes, ele mesmo tenha vocação para Jesus Cristo. Não sabemos como ele vai acordar amanhã em relação a isto. A única coisa que temos certeza é de que a ressaca vai ser feia. Não podemos ter certeza de muita coisa, só podemos talvez nos divertir um pouco no momento, assim como o Currículo de Boteco pretende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário